Leitura
de Imagens.
Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma
leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função
principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo
visual.
Existem três modos dessa relação, o símbólico (
relacionado as imagens icônicas, de divindades , e também ao puro simbolismo),
oepistêmico ( a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos
informar por exemplo a sua época) e o estético (a
imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe sensações, está
ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três relações ou não.
Sabemos que existem imagens que podem
resultar em diferentes leituras, o que depende dos saberes culturais e da
aprendizagem de um código. Podemos denominá-las em imagens simples (cartazes de
propaganda) e imagens complexas (obras de arte). Notamos assim que em relação à
leitura de imagens, existem significações e sentidos (como sistemas
simbólicos), que se encontram em níveis de atenção de leitura da
imagem, são eles:
· Nivel Instintivo: é realizado assim
que a imagem aparece. Os elementos de que este nível depende estão interligados
aos mecanismos de percepção, são os elementos emotivos por excelência: cor ,
forma, expressões e vocações; emoções imediatas. São as primeiras impressões
captadas pelo cérebro, nesta fase ocorre a predominância da cor ligada as
sensações obtidas.
· Nível Descritivo : Após as
primeiras informações absorvidas no nível anterior, passamos a analisar os
elementos que compõe a imagem. Neste nível as informações transmitidas pelo
cérebro possui maior número, o qual percebemos a descrição dos ambientes, a
identificação do sujeito.
· Nível Simbólico: Passamos a
observar e extrair o simbolismo, está relacionada aos mecanismos de
conhecimento, (racional). Onde aos maiores conteúdos comunicativos da imagem
apresentam-se, sendo a fase principal de codificação da mensagem.
A obra de arte e sua leitura podem
ter possibilidades, nunca uma verdade. Para analisarmos uma imagem e sua
mensagem, necessitamos em primeiro lugar, estar do lado da recepção, pois ...
“Não existe um método absoluto para análise, mas opções a serem feitas ou
inventadas em função dos objetivos”.











Atividades
Tema: Proporção em imagens
Fonte da imagem - Ashley Adkins
Componente
Curricular: Artes
Modalidade / Nível
de Ensino: Ens. Fund.- 8ª série / 7º ano
Introdução
A maneira como dividimos o espaço e distribuímos os
elementos visuais é fundamental. Na composição, a proporção trata das relações
que as partes mantêm entre si e destas com o todo.
Usamos proporção e escala em nossos desenhos
(trabalhos da escola) e em todas as imagens que vemos em Tv, internet, etc.
Temos necessidade do entendimento sobre esse tema.
Tarefas
· Pesquisar sites e vídeos sobre o tema (indicados
no Processo)
· Fazer a leitura dos textos e das imagens
· Fotografar ou
fazer colagens com situações de proporção (imagens com e sem
proporção). Poderá ser feito na escola e completar as atividades em casa.
· Montar PPT com as imagens construídas e
fotografadas (na sala digital com a profª)
· Apresentar seu trabalho aos outros grupos na escola
(sala de recursos)
Processo
Os alunos serão levados à pesquisar nos sites
indicados pelo prof. para se interar do assunto, após se reunirão em grupos
para elaboração das atividades.
Links de pesquisa:
Avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as etapas do trabalho
em grupo e também em sua apresentação.
Conclusão
A atividade proposta visa familiarização e o
interesse do aluno por pesquisa e recursos visuais e da Internet para que possa
utilizar esse meio para apresentação de trabalhos de escola.
Exemplos de imagens:
2_miniaturasded_intro_01
4468393_7b85_625x1000
Flickr - inhisgrace
Fonte da imagem - Flickr-Sagsag
Fonte da imagem - Flickr-needlemice
Fonte da imagem - Kate Gray
Fonte da imagem- Kate H. Photography
Imagem- Flickr - Erin Gracee
imagem - Ana Nemes
imagem - Flickr Enterprise NCC-1701
imagem- Flickr - leeshamak
imagem da net
imagem da net
imagem da net
imagem da net
imagem da net
viniuehara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.