Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ENSINO DA ARTE : LEITURA DE IMAGENS

Leitura de Imagens.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiULn_VyiRKBo780KU0K5MS6izyzBsqJWLRtgCDRQOi86uQoEAanWNNVDawOaM8RrUKQl762GvsTeAqvQq3u6YRv5guoV70IJjKeMBaSHd8sNwkveM8QatNUjc0uEhtWpSaRGoB7GZe1P8/s320/leitura.jpg

Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.

Existem três modos dessa relação, o símbólico ( relacionado as imagens icônicas, de divindades , e também ao puro simbolismo), oepistêmico ( a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos informar por exemplo a sua época)  e o estético (a imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe sensações, está ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três relações ou não.

Sabemos que existem imagens que podem resultar em diferentes leituras, o que depende dos saberes culturais e da aprendizagem de um código. Podemos denominá-las em imagens simples (cartazes de propaganda) e imagens complexas (obras de arte). Notamos assim que em relação à leitura de imagens, existem significações e sentidos (como sistemas simbólicos), que se encontram em  níveis de atenção de leitura da imagem, são eles:

·         Nivel Instintivo: é realizado assim que a imagem aparece. Os elementos de que este nível depende estão interligados aos mecanismos de percepção, são os elementos emotivos por excelência: cor , forma, expressões e vocações; emoções imediatas. São as primeiras impressões captadas pelo cérebro, nesta fase ocorre a predominância da cor ligada as sensações obtidas.

·         Nível Descritivo : Após as primeiras informações absorvidas no nível anterior, passamos a analisar os elementos que compõe a imagem. Neste nível as informações transmitidas pelo cérebro possui maior número, o qual percebemos a descrição dos ambientes, a identificação do sujeito.

·         Nível Simbólico: Passamos a observar e extrair o simbolismo, está relacionada aos mecanismos de conhecimento, (racional). Onde aos maiores conteúdos comunicativos da imagem apresentam-se, sendo a fase principal de codificação da mensagem.

A obra de arte e sua leitura podem ter possibilidades, nunca uma verdade. Para analisarmos uma imagem e sua mensagem, necessitamos em primeiro lugar, estar do lado da recepção, pois ... “Não existe um método absoluto para análise, mas opções a serem feitas ou inventadas em função dos objetivos”.





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR8oeX9X-f8M1ujpVqmDluXii_xulMsgngRP5J52rajReloig495g19_vdaCZ5sC2AyQu58K7PjAlEGKK_-ak56yiQCIB_e5E2KylB0FSbI5i2EUVyTP5_gcoRC9UvLvsDbz1GzNOJkzA/s320/Imagens-Impressionantes.jpg




Atividades



Tema: Proporção em imagens
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3-HWCn6jM3o1RMa2LWQqoJ83sLkDFY_MXuVjlcVZtVbUVMzEvbEMhAJueShQ7o7ggkH7b08CptK0XBvkYaaycijPokz0JDrU5lOi_o8cgJcnRUWwib1IZ4EEFgVI99_pTQKgmjQwcyris/s400/Fonte+da+imagem+-+Ashley+Adkins.jpg
     Fonte da imagem - Ashley Adkins

Componente Curricular: Artes
Modalidade / Nível de Ensino: Ens. Fund.- 8ª série / 7º ano



Introdução
A maneira como dividimos o espaço e distribuímos os elementos visuais é fundamental. Na composição, a proporção trata das relações que as partes mantêm entre si e destas com o todo.
Usamos proporção e escala em nossos desenhos (trabalhos da escola) e em todas as imagens que vemos em Tv, internet, etc. Temos necessidade do entendimento sobre esse tema.


Tarefas
·        Pesquisar sites e vídeos sobre o tema (indicados no Processo)
·        Fazer a leitura dos textos e das imagens
·        Fotografar ou fazer colagens com situações de proporção (imagens com e sem proporção). Poderá ser feito na escola e completar as atividades em casa.
·        Montar PPT com as imagens construídas e fotografadas (na sala digital com a profª)
·        Apresentar seu trabalho aos outros grupos na escola (sala de recursos)


Processo
Os alunos serão levados à pesquisar nos sites indicados pelo prof. para se interar do assunto, após se reunirão em grupos para elaboração das atividades.
Links de pesquisa:

























Avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as etapas do trabalho em grupo e também em sua apresentação.


Conclusão
A atividade proposta visa familiarização e o interesse do aluno por pesquisa e recursos visuais e da Internet para que possa utilizar esse meio para apresentação de trabalhos de escola.

Exemplos de imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6YiyQGqHXJQKbcapl4J4FLeF54kHnBAN0JUB_t5ZmdTL2hVe8PuK4xHEzbnKs9wZ0qOeT1llB-FFhaF8-Z-UcKhklarptEPXu1bF9-0id9x2-Of75Zucb12ElkEt9KwLhSWyCNrxE4nzC/s320/2_miniaturasded_intro_01.jpg
2_miniaturasded_intro_01



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi699afEdRrg_rL6gJ7bInkX4abeu_km6IrLekGBBsYLkDUfNnahmYz2whX676UoAI6SemzYYwqJEL0KwmtXoKe3XxBAV1u5gKOEU3MeHnM18q5yYXkSIO2G7Qt0IuwMTnD2o4zGEeiAXDd/s320/4468393_7b85_625x1000.jpg
4468393_7b85_625x1000

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCRnWCN0EWJLXUY3ClSOIYEksD1a4ooXpUU0kAX4t0gd18xlPwTW_1UBmCVmL74ovenS5yuAPhzVifZ0piVulTivAP1Zk5mCqwP3b7kPzcD2B09D_Br1dVB2beWogiR1IllNifniUDmdxw/s320/4471217_e387_625x1000.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgt8giXoQiJao4gvxMSKAWLAOFUXP_TFUBsh26Kna9GafWTbY8T4qXOxDS24Z9m92jbtSyREmqyyYfu0hxKhdqN4d5fE9P9Tze_iPPTJ6BuShyphenhyphen08WyncFHexTTHln6SsT6fGau8PYTafH-a/s320/4475153_b5d8_625x1000.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivz-Cp7S1EKBLUpqJot5aooymUirIyut0AruV2QyFYRwXX9b5LzNTfZlvd_mWKaS2adykd1p4VYxM9knB8i-KTaIPmIeMFBV1Be9s5sTJOSTxKJ7d4l3YBBOvpGoRXIeHg7_5yiuC3piur/s320/4476278_67c0_625x1000.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYs2uCNLmHChyphenhyphenhZbBOt6RsYfAeKOWJlg44ltwh4hM-sGHNoppZzBjm7bhraYPHmpJo_ocjvPg9-HmXDweDYYpaRiPk5x-Vv0fpFGbalY_LbC0sXhyvgMGb1iu0BZPnT6pEzMnBV-5MeqVF/s320/4477058_1994_625x1000.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5-gCEgorWObPNR6qG7MvxrrQNjiJIBZT6GVlYvrpqcKdNA8pefFdTp9OVfQHUvQ15yVSmNAKqWh4bTieFAkGB5LhKD-YPO6tVaqUg5gRu067-KIlnL8ZbEfdW-e3Hdr07x4j1lFJ47kMc/s320/578465_257881130977912_100002680813548_504123_1836104682_n.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpgsB4d8h9tQOpnr0Eqc67BZX8T3bExwKQV2JFHk2XpJ7xrJcEBKyTuAtadrHi9OoyK1aB-9xz5uxJdUABGEvBqThQxElENzN4I4IEj9OHMOWPk6irzW7KyMGk2vLemB_wdLe3MQsQCtE3/s320/Flickr+-+inhisgrace.jpg
Flickr - inhisgrace


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8d1njZN-ayp4esGGAF0H2d5WSgNK0xRvJywt5SwJF_UTNJ7by_TSjRsLBlEiWsBb0E06XCEHreMb2Ggpa2C4P0Tlfk7ezWrO21yafZaziWOBATOutbtjvWbJXDBtrqVHtENMsZsEsx18n/s320/Fonte+da+imagem+-+Flickr-Sagsag.jpg
Fonte da imagem - Flickr-Sagsag


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQkLgFYM9i67kewxWOJWGIqvCRHsaHwgKg0cC2Frv0o2EeuZEf4DezwwNaaletCMAE3kTmCq59lUD_lVCW4jSYbGzSO8wtxpvxg0kW4UD_z3ATAwH378tKhc9ykLcrdK39sdEOSfXuZpF6/s320/Fonte+da+imagem+-+Flickr-needlemice.jpg
Fonte da imagem - Flickr-needlemice


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIbdUrxX8S0Z8Y_9_xQ6EWoIp98PHrsZj8nEwwR7P2TT-6C8SESG1GZJeosUMDSvfxTL3j8MT6x4OwFrM5CnKwZAu50m9UrolCDBnfu21ETT8nIEj6LicXZAdx0lzmeMi6v0xgYDYo76cI/s320/Fonte+da+imagem+-+Kate+Gray.jpg
Fonte da imagem - Kate Gray


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO6JXPUme-pCbaAxYUxOVS4BTizFlkpD76zIZqoLEaJDSUZjh0lhUHxrDkqGY6M3aUo8_LjuBhyufUGHKpU0_pvDIgGHrVTdMmnVHHYdj9fVQ9G23SpbMwt0XxOt8PbynxVsVi1dwnN8BO/s320/Fonte+da+imagem-+Kate+H.+Photography.jpg
Fonte da imagem- Kate H. Photography


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNXx0Hbly-2_cpoXtATDal0BQ3RTpqPiAj7n1IOAjd1FMF2f5Y_36JuySI0EnieuqOd7IXZ6FXw2ftPfOnAwVl4YuA3RDjPM14znTMDTGdOlpxeKC-MPD4ahOEtq0ilQFSMAJ0qSH_sfV4/s320/Imagem-+Flickr+-+Erin+Gracee.JPG
Imagem- Flickr - Erin Gracee


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE0lyWu52U_i06gQjCa-lH-0j_Uf_raCCmh9gN09TpxgebcvtGXANRi7vmuAk-OaZW3ER6ojCfFs34jJnYEInSRsZ_gh_GC_9wgznjE2aq-u2Nh19ygVjX-iX1OQGHLgpvcI2KtN_GTisN/s320/expanded_18273.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0oo1poZ8fwvZLNrJlu7dfUBKMAI95sJ5CzGrwlBV-aBF7MLVgkOyphPFhDh87VMjWckH1rqg4kDIJ7yUE5-TM6riF7EM6F0CokH1tu-2IAOPJF0fBk7KaGgad9YTAv5trLUBT7QcNrQoh/s320/imagem+-+Ana+Nemes.jpg
imagem - Ana Nemes


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPJo38uO9dt86GhifcVh2_2H7H8Di6h9lMFTAzgPa9tf7yvn_dYCMIvVh3_n__pxCcg35oXPbWrkH4Be9VV27NXcSJTymN_qSbPnbyFin0ZkOryV3bufv-_xrfpIMX4IERL6YB6MXXmOCt/s320/imagem+-+Flickr+Enterprise+NCC-1701.jpg
imagem - Flickr Enterprise NCC-1701


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUyZBUBmZA-peK2NSxRiE1FMesGiBYu1DvtxEph8qgc-XdSkp1-FFsld6_mxPDLQPET_afrh5B30PgwOKw8Pq0WEfmJ_dWw0Wx76zN2EajlrUMrg0NdAfNBJbAjog3tfgVXWth3n4_fKSU/s320/imagem-+Flickr+-+leeshamak.jpg
imagem- Flickr - leeshamak


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWHqDVyTYrMMP60GUK5YueniZp54JWqAlgmXhZjeN6jupJ0hvt7xfTtLa1UDuMiXqPRX6QVpcBhM6UnsMjg-gupERBD-czePL-WMqGrM4IAMpU0crYOvaSf5kROQtXnYvz2_sxjCua9hE4/s320/Slide4.JPG
imagem da net


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglta7gFQppcPo0vxkgt9Aq6TZRsRaIilZRZ4lqYN95Lrc5h3JmGm6YeEAZHpuYcvsDmS7c8Z9W_gnnzu7a_-E_oHvqAveHlNI_75b0qujG-BuKtMSoCVwYZIa7-SNEIsSfIr52Be3SJHzp/s320/Slide5.JPG
imagem da net


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2dXD2ck-SlCdDI5YwkJmuY1PaSjAnpnZZ5wViUUz1k6o1XaAnBTq7Y5W7BwhnzwZ2aPG-umNrS5If0W8YmgfpORO7qew86ayVCdlnR3DEkrxHKG6tFddfWe81bQWSNhKqVqsX1TpNIA6W/s320/Slide6.JPG
imagem da net


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHZuXfYqsvcxT-ndIXOGM3vlLOVuX51L9V1FnjQ8LyUvn0xdojbonpfNgRYRf7D_35_IzDG1cx_vPIwKR9li5nOazSL6VcoL9AuYJtIPCB9gF_ADsW8Dru59x_cRhtlxMxa_2aLrrTH4Rj/s320/Slide7.JPG
imagem da net


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvfTEYqrT9-J50JFA4KXk5kv4o9qkZZh9YWSJJZUqVlhJxIYkLY7yE0-3BwLMgipI_X1dGc0AUKmq_5t_sg1X89RqXZlhG87L0JZ8llL58pYCQqL64kY77F4OUJ4xHTMtX8WpofutPOAs3/s320/torre_pisa_derrubando.png
imagem da net


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl1v-5XmXnEqYUt0vz4XcLKEPSPy3FJRT4X_BKkDd1hhGlz09HV16g3R-nj19Kx2WNwQqzzgB4UZ-vBu9hjq-VyNdxW_SisGUmUf2Vga4iGe2rof9E3qJPw07PEE0OUWpAV9KXizAQ0MKi/s320/viniuehara.com.br.jpg
viniuehara.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário